Projeto de Lei nº 246/2025 foi aprovado pelo plenário da Alema, na sessão plenária desta terça-feira, e seguiu para sanção governamental

Agência Assembleia - O plenário da Assembleia Legislativa aprovou, na sessão plenária desta terça-feira (22), o Projeto de Lei nº 246/2025, que institui o Programa de Defesa Pessoal para Mulheres vítimas ou ameaçadas de violência doméstica. O projeto seguiu para sanção governamental.
O projeto é de autoria do deputado estadual Davi Brandão (PSB) e deverá oferecer às mulheres vítimas de violência doméstica técnicas práticas e teóricas de defesa pessoal, incluindo diferentes modalidades de artes marciais e outras técnicas específicas para proteção contra potenciais situações de agressões e risco à sua integridade física.
Além disso, o projeto prevê a realização de campanhas de conscientização, expondo a importância do conhecimento das técnicas de defesa pessoal e o acompanhamento com orientação psicológica às mulheres que tenham passado por alguma situação de risco.
O projeto destaca, ainda, que a defesa pessoal não deve ser vista como uma forma de incentivo para que as mulheres se coloquem em situações de perigo e arriscadas e sim que elas possam se proteger das situações de risco do cotidiano e dando a elas uma oportunidade a mais de sobreviver diante de ações que atentem contra sua integridade física.