
Ascom Bacabal, Wanderson Ricardo - A prefeitura de Bacabal, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo, deu início a uma série de fiscalizações em obras realizadas no município. O objetivo é garantir a organização urbana, o respeito ao espaço público e a segurança da população.
Na última sexta-feira, 11 de abril de 2025, o prefeito Roberto Costa (MDB) esteve pessoalmente em uma das ações, no cruzamento da Rua 28 de Julho com a Rua Osvaldo Cruz, onde entregou uma notificação ao responsável por uma construção que havia deixado entulho espalhado sobre a calçada e parte da via. A obstrução estava dificultando o trânsito de pedestres e interferindo no fluxo de veículos, o que poderia inclusive ocasionar acidentes.
Ao comentar sobre a ação, o prefeito explicou que o poder público não é contra o desenvolvimento e as reformas realizadas por empresários e moradores, mas destacou que o interesse coletivo deve sempre prevalecer. “Ninguém quer impedir que as pessoas construam as suas obras, que façam as suas melhorias nos seus estabelecimentos comerciais, mas o direito individual não pode sobrepor ao interesse da coletividade, do conjunto da população”, afirmou.
O gestor considerou a situação como “extremamente vergonhosa” e criticou a prática de despejar materiais de construção em locais inadequados. “Acabam jogando entulho e material em cima das calçadas, impedindo a passagem das pessoas. Chegam a ocupar parte da faixa da via, atrapalhando o trânsito de carros e motos e, pior ainda, criando condições para acidentes. Estamos aqui para notificar o responsável pela obra para que, em até 48 horas, recolha todo esse material das calçadas e da rua”, pontuou.
Ainda durante a visita, o prefeito identificou outro problema na localidade: a passagem de água que estava gerando transtornos e riscos aos condutores devido à profundidade da vala. Imediatamente, o prefeito acionou o secretário de Obras, Welber Martins, que, com sua equipe, iniciou os serviços para solução do problema.
“Já estamos mandando a secretaria de obras fazer os reparos necessários para melhorar o tráfego aqui. É dessa forma, nós cobramos, mas também entendemos que a Prefeitura tem as suas responsabilidades e que precisamos agir assim que a população precisar. E é dessa forma que nós vamos continuar o nosso trabalho vigilante, fiscalizando, mas fazendo também obras que são importantes para melhorar a vida da nossa cidade”, garantiu o prefeito.
