
Ascom Bacabal, Wanderson Ricardo - Na última quarta-feira, 16 de abril de 2025, o prefeito de Bacabal, Roberto Costa (MDB), participou da 8ª edição do tradicional Fogaréu da Paróquia de São Francisco em Bacabal. Com o tema “Fraternidade e Ecologia Integral”, o evento integrou a programação da Semana Santa, proporcionando aos fiéis um momento de profundo silêncio, oração e reflexão sobre o cuidado com a criação e o compromisso com a vida.
A caminhada teve início no largo da Igreja Matriz de São Francisco, com a bênção do bispo Dom Armando, reunindo uma multidão de devotos que, logo após a cerimônia, seguiram com tochas acesas por diversas ruas da área paroquial, em um gesto de fé, devoção e respeito à natureza.
Ao som dos tambores e guiados apenas pela luz tremeluzente das tochas, centenas de fiéis reviveram os últimos passos de Jesus antes da crucificação. O pároco Frei Pedro Nazário destacou a importância de realizar e incentivar iniciativas como a Procissão do Fogaréu, ao afirmar que “estes eventos fortalecem a fé da população e promovem valores fundamentais para os fiéis, como a fraternidade, a paz, o respeito ao meio ambiente e a esperança por dias melhores”.
O prefeito Roberto Costa, que participa do evento desde sua primeira edição, também compartilhou sua emoção em fazer parte da procissão mais uma vez. “Eu participo desde o primeiro ano, quando se iniciou esse projeto aqui na Paróquia São Francisco com toda a comunidade católica de Bacabal. A cada ano, eu vejo o crescimento da participação popular nesse momento de fé, e eu fico feliz — este ano em especial, porque estou como prefeito da cidade. Foi a vontade, primeiro de Deus, e depois da população”, afirmou.
Roberto também destacou a importância do apoio institucional a eventos religiosos que proporcionam reflexão e união espiritual. Ele disse: “A gente tem apoiado exatamente porque sabemos que esse tipo de evento, essas ações, são importantes para nossa cidade, para nossa população. Eu fico feliz e muito agradecido a Deus por ter essa oportunidade de continuar prestigiando. E vamos seguir reforçando esse trabalho das igrejas católicas e evangélicas, para que esses eventos possam permanecer dentro da nossa cidade e, acima de tudo, proporcionar uma reflexão espiritual para o nosso povo”, concluiu o prefeito.
