Ascom Bacabal, Wanderson Ricardo - A prefeitura de Bacabal, via Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) e das secretarias municipais de meio ambiente e, educação, está realizando, durante esta semana, a “Semana da Água – Águas do Mearim, nossa maior riqueza”. O evento de abertura aconteceu na segunda-feira, 17 de março de 2025, na Praça da Juçara. Com a presença de alunos da UEF Nohemia Almeida, de colaboradores das pastas e moradores do bairro Tresidela, a ação foi pautada em pronunciamentos voltados ao cuidado com o Rio Mearim, as fontes de água do município e o plantio de mudas de Moringa e Ipê roxo, rosa e amarelo.

O prefeito Roberto Costa esteve presente, acompanhado de secretários municipais como a professora Liduína Tavares, secretária de meio ambiente; Silvana Morais, secretária adjunta de Agricultura, e, a diretora do SAAE, Flávia Pascoal. Durante o evento, o prefeito aproveitou para conversar com os alunos e a comunidade sobre a importância do tema.
O prefeito Roberto Costa (MDB) destacou a importância da "Semana da Água" como uma ação de conscientização para a preservação do Rio Mearim e das fontes de água do município. “A Semana da Água também tem o objetivo de promover a conscientização sobre a preservação do nosso rio. Trata-se de um problema ecológico e ambiental, e é fundamental envolver a população como parceira nesse processo. Só conseguiremos alcançar esse objetivo com um trabalho contínuo de educação ambiental, especialmente nas escolas. Estamos direcionando as crianças e adolescentes para que compreendam a importância de viver em uma sociedade onde todos devem contribuir com atitudes responsáveis, como não jogar lixo no rio, evitar o descarte de pneus e outros objetos que prejudicam o meio ambiente e dificultam a vida da comunidade”, garantiu o prefeito.
Ele também ressaltou os investimentos da prefeitura no SAAE e a busca por novos recursos para melhorias no abastecimento de água. “Nesses quase três meses, temos trabalhado intensamente para melhorar a estrutura e a parte técnica do SAAE. Agora, estamos investindo quase R$ 1 milhão de reais para realizar a recuperação dos filtros responsáveis pelo tratamento da água da nossa rede, garantindo, assim, uma água de melhor qualidade para a população. Além disso, estamos elaborando um projeto para o PAC, junto ao governo federal, para a implementação de um novo sistema de abastecimento. Nosso objetivo é buscar parcerias com o governo do estado e o governo federal para viabilizar um sistema mais eficiente, uma vez que sabemos que este é um problema que perdura há muitos anos e que deve ser tratado com prioridade e responsabilidade", concluiu.
Durante esta semana, estão sendo realizadas diversas ações, como a Caminhada de Conscientização, na Avenida Mearim e, um mutirão de limpeza para ajudar na manutenção do meio ambiente. Além disso, estão acontecendo ações educativas nas escolas da rede municipal, com palestras, gincanas, distribuição de brindes, cartilhas informativas, plantio de mudas de plantas, entre outras iniciativas voltadas para a conscientização ambiental.