Prefeito Roberto Costa inicia planejamento estratégico e preventivo para possível cheia do Rio Mearim


Assecom Bacabal Na manhã deste domingo, 19 de janeiro de 2025, no auditório da prefeitura, o prefeito de Bacabal, Roberto Costa, realizou uma reunião com membros da Defesa Civil Municipal, secretários do governo, Corpo de Bombeiros e a presidente da câmara, vereadora Nathália Duda, para elaborar um levantamento preliminar sobre a atuação da prefeitura diante de uma possível cheia que possa desabrigar e/ou desalojar famílias ribeirinhas na cidade.

O prefeito explicou que está monitorando as condições climáticas no estado e nas regiões que influenciam diretamente o aumento do nível do Rio Mearim. Como exemplo, ele revelou que o nível dos rios Corda e Mearim, na região do município de Barra do Corda, apresentou um aumento considerável neste final de semana.

“Fui informado pelo prefeito Rigo, da cidade de Barra do Corda, que me ligou e enviou vídeos, dizendo que o nível do rio naquela região aumentou mais de três metros. Um aumento extremamente preocupante, porque esse aumento vai chegar até a nossa região de Pedreiras, Tresidela do Vale e Bacabal. E três metros lá significam quase sete metros aqui em nossa região. Pode ser um fenômeno isolado, sem continuidade aqui, mas precisamos nos preocupar com relação às famílias ribeirinhas”, revelou o prefeito de Bacabal.

Além do coordenador da Defesa Civil, Leonardo Cutrim, também participaram da reunião o comandante do 15º Batalhão de Bombeiros Militar, Capitão David, e os secretários Welber Martins (Obras e Urbanismo), Erika Lucena (Administração), Yvanna Carvalhal (Saúde), Larissa Bastos (Assistência Social) e a chefe de gabinete, Mayra Sampaio.

O prefeito Roberto Costa determinou o início da elaboração de um Plano de Gerenciamento para atuar em situações de inundações, alagamentos e deslizamentos decorrentes das chuvas.

“Essa questão da enchente é uma prioridade nossa. Precisamos oferecer um tratamento diferenciado e um atendimento de qualidade caso haja necessidade de abrigar pessoas durante este período chuvoso. Por isso, estamos convocando todo o corpo da Prefeitura para iniciarmos o planejamento, com levantamento de áreas que poderão servir de abrigos, além de todo o suporte necessário para logística e acompanhamento dessas famílias”, afirmou Roberto Costa.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem