Revisão do planejamento estratégico foi realizada no Rio Poty Hotel
CCOM-MPMA - Na manhã desta sexta-feira, 29, no Rio Poty Hotel, em São Luís, foi realizado o último Encontro Regional de Revisão do Planejamento Estratégico 2021-2029 do Ministério Público do Maranhão, destinado aos promotores de justiça da regional de Bacabal.
O objetivo da revisão é propor ações estratégicas, vinculadas a cada objetivo estabelecido no Mapa Estratégico do MPMA, a fim de promover maior adesão das áreas finalísticas e administrativas.
Além de promotores de justiça e de servidores das comarcas da regional de Bacabal, participaram membros da administração superior do MPMA.
Danilo de Castro realizou a abetura da atividade
Na abertura, o procurador-geral de justiça, Danilo de Castro, agradeceu a presença de todos e ressaltou a necessidade de união para superar os obstáculos. “A nossa luta é constante. Portanto, não podemos deixar de acompanhar o desenvolvimento institucional. Por isso, a importância da participação de vocês na revisão do planejamento estratégico que tem por objetivo melhorar o nosso trabalho. Vamos nos unir, porque precisamos vencer as dificuldades”.
DINÂMICAS
Em seguida, o diretor da Secretaria de Planejamento e Gestão, Fabio Henrique Meirelles Mendes, conduziu os trabalhos, explicando o motivo da revisão e coordenando as dinâmicas da atividade. “Como abrange muito tempo, de 2021 a 2029, é necessário que a gente faça, pelo menos a cada três anos, uma revisão dele, para adequar alguns pontos do planejamento”, completou.
Fábio Henrique Mendes conduziu os trabalhos
Também compuseram o dispositivo de honra Regina Maria da Costa Leite (subprocuradora-geral de justiça para Assuntos Administrativos), Paulo Avelar (ouvidor do MPMA em exercício), Rita de Cássia Maia Baptista (procuradora de justiça), Sirlei Castro Aires (promotora-corregedora), Reginaldo Carvalho Júnior (diretor em exercício da Secretaria para Assuntos Institucionais), Cássius Guimarães Chai (diretor das Promotorias de Justiça da Capital) e Carlos Augusto Soares (presidente da Associação do Ministério Público do Estado do Maranhão – Ampem).
Foram abordados seis objetivos estratégicos da área fim: aperfeiçoar a atividade investigativa e de inteligência; aprimorar a efetividade da persecução cível e penal; consolidar a atuação ministerial integrada e estimular a articulação interinstitucional; garantir a transversalidade dos direitos fundamentais em toda atividade ministerial; impulsionar a fiscalização do emprego dos recursos públicos, a implementação de políticas públicas e o controle social; intensificar o diálogo com a sociedade e fomentar a solução pacífica de conflitos.
Revisão do Planejamento Estratégico foi direcionada a promotores que atuam na regional de Bacabal
A regional de Bacabal envolve, além do referido município, as comarcas de Arari, Esperantinópolis, Governador Eugênio Barros, Olho D’Água das Cunhãs, Pindaré-Mirim, São Luís Gonzaga, Senador La Rocque, Vitória do Mearim, Araioses, Barra do Corda, Colinas, Coroatá, Grajaú, Lago da Pedra, Pedreiras, Presidente Dutra, Santa Inês, Santa Luzia, São Domingos do Maranhão, São Mateus, Tuntum, Viana, Vitorino Freire, Zé Doca e Buriticupu.
Anteriormente, as discussões foram efetivadas em seis oficinas regionais: realizadas em Imperatriz, São Luís e Timon.