O modelo de educação leva inovação para a sala de aula e busca o desenvolvimento das competências e habilidades necessárias para o futuro do trabalho.
Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), Edilson Baldez, e o superintendente do SESI-MA, Diogo Lima. Foto: Divulgação
Imirante - Em uma noite memorável para a educação de Bacabal, o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), Edilson Baldez, e o superintendente do SESI-MA, Diogo Lima, assinaram a ordem de serviço de reforma e ampliação da Escola SESI Bacabal.
Atualmente, a unidade conta com 900 alunos e com uma área de 15.207 m². Com a nova ampliação, o número de estudantes subirá para 1.100 e a área total da unidade aumentará para quase 18 mil metros quadrados. Com investimentos de R$ 5,8 milhões, serão construídas seis salas para o Ensino Médio, cinco laboratórios, cinco salas administrativas, pátio coberto, uma sala para professores e uma sala para coordenação. O prazo para conclusão da obra é de 12 meses.
A Escola SESI Bacabal oferece aos estudantes salas de aula personalizadas e climatizadas, lousas interativas, ferramentas digitais, laboratórios com instrumentos de última geração, laboratórios de robótica, quadra poliesportiva e natação. A escola oferece Educação Básica: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.
São diferenciais da escola o programa SESI de Educação Tecnológica (pensamento computacional, letramento digital, iniciação científica e design), Programa de Competências Socioemocionais – LEKTO, Programa de Desenvolvimento da Escrita – Plataforma RED 1000, Robótica FLL, F1 in Schools, Projeto de Educação Financeira, Projeto Estante Mágica e práticas esportivas.
REFERÊNCIA
No Ensino Médio, nível para o qual será implantado o modelo similar ao da Escola de Referência, o SESI trabalha dois Itinerários Formativos: o Itinerário Propedêutico e o Itinerário Técnico- Profissional. O Propedêutico trabalha com as áreas de conhecimento (Linguagens e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas). Já o Técnico-Profissional, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-MA), prepara os estudantes para o mercado de trabalho, oferecendo conhecimentos práticos e habilidades específicas em áreas profissionais.
Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), Edilson Baldez, e o superintendente do SESI-MA, Diogo Lima. Foto: Divulgação
O modelo de Escola de Referência adotada pelo SESI em todo o Brasil apresenta uma metodologia de ensino totalmente inovadora, com foco na tecnologia, interdisciplinaridade, trânsito livre dos alunos e estímulo à criatividade. As aulas acontecem dentro dos laboratórios das áreas de conhecimento, o que cria um ambiente dinâmico e participativo.
Como estratégia educacional do Departamento Nacional do SESI, a Escola de Referência visa a construção de um modelo de educação de excelência fundamentado nos eixos Tecnologias Educacionais, Gestão Escolar, Formação Docente, Espaços de Aprendizagem e Sistema SESI de Educação. O objetivo é levar inovação para a sala de aula e o desenvolver competências e habilidades necessárias para o futuro do trabalho.
Diogo Lima ressaltou que a Escola SESI Bacabal receberá o que há de mais moderno em equipamentos e estrutura, além de qualificação para os colaboradores. A robótica, que já está presente com equipes de F1 in Schools e FIRST®️ LEGO®️ League, contará com mais espaço e equipamentos.
“É um sonho que se realiza. Nós implantamos o Ensino Médio há dois anos aqui em Bacabal e agora já estamos colhendo fruto e retribuindo a confiança da cidade na qualidade do nosso ensino, entregando esse moderno equipamento, uma escola que vai ficar espetacular, com salas de aula que são todos laboratórios, que vão permitir a essa cidade usufruir da melhor qualidade de ensino que existe no nosso centro”, disse Diogo.
Já em seu discurso, o presidente Edilson Baldez, que também é diretor regional do SESI-MA, destacou a importância da educação para mudar a realidade de muitos jovens, além de formar profissionais capacitados para o mercado de trabalho que necessita de mão de obra especializada. A gerente da Escola SESI Bacabal, Magna Nascimento, emocionada, disse que aceitou o desafio de Edilson Baldez de tornarem a escola referência na região, o que hoje é uma realidade.
Estiveram presentes ao evento para assinatura da ordem de serviço da reforma e ampliação da Escola SESI Bacabal a coordenadora de Educação do SESI-MA, Vanda Marli; a gerente do SESI Caxias, Deliane Mendes; a gerente do SESI Rosario, Leidyane Coelho; a gerente da Escola SESI Araçagi, Regina Sodré; a gerente da Escola SESI São Luís, Cristina Cunha; empresários, vereadores, autoridades, alunos e colaboradores do SESI.