Em suas duas últimas proposições, vereador Venâncio do Peixe sugere ao prefeito eleito Roberto Costa a transformação do Edifício Brasillar em Centro Administrativo, e a transformação do Mercado Velho em Centro Gastronômico Cultural.

Da assessoria - O vereador Venâncio da Silva Costa, o Venâncio do Peixe (PP), em suas duas últimas proposições como titular da cadeira, que tramitaram na última sessão ordinária realizada pela Câmara Municipal de Bacabal, realizada quarta-feira, dia 18 de dezembro, sugere ao prefeito eleito Roberto Costa (MDB) a transformação do Edifício Brasillar em Centro Administrativo Municipal, e transformação do Mercado Velho em Centro Gastronômico e Cultural.

Na Indicação nº 51/2024, Venâncio do Peixe sugere ao prefeito Edvan Brandão de Farias que, forma penhorada e dileta, envide todos os esforços no sentido de que sejam realizados estudos e a elaboração de projeto com o objeto da desapropriação do Edifícil Brasillar, localizado à Rua Getúlio Vargas, nº 65, centro, com a meta de transformá-lo e centro administrativo que abrigue o Poder Executivo do Município – Prefeitura e todas as suas secretarias, com consequente doação do atual prédio usado pela Prefeitura Municipal, para o futuro uso do Poder Legislativo – Câmara Municipal de Bacabal.

Pede a Secretaria da Casa que, após cumprido o devido rito regimental, o encaminhamento de cópia da Indicação ao deputado estadual José Roberto Costa Santos, prefeito eleito de Bacabal, para que a referida matéria seja tratada nos ditames da lei e da discricionariedade da administração pública municipal, dentro do protocolo da transição de governo.

Explica 'Do Peixe' que "a princípio essa ideia pode parecer maluca, ou coisa de maluco, como algumas, várias das muitas proposições que eu apresentei aqui ao longo dos últimos 08 anos. Porém, essa ideia maluca para mim faz todo o sentido.

Todos nós conhecemos a história do Edifícil Brasillar, que nasceu como um portentoso centro comercial e habitacional e, se transformou no maior elefante branco desta cidade, sendo hoje considerado o maior problema a ser administrado por nossos gestores, em razão dos inúmeros problemas jurídicos e judiciais, além do iminente futuro acontecimento de uma tragédia com graves extensões.

Então, a ideia aparentemente maluca faz todo o sentido. Nossos órgãos públicos, a exemplo de muitas secretarias, coordenações, diretorias, conselhos, etc..., são abrigadas em prédios alugados, muitos deles extremamente caros e com preços muitas vezes superfaturados, espalhados por toda a cidade, alguns sem as devidas condições de salubridade para o seu funcionamento e atendimento. Se esse projeto receber anteparo, a ideia dará uma nova vida ao centro da cidade de Bacabal, promovendo o seu desenvolvimento econômico, promovendo, sem sombra de dúvidas, o soerguimento comercial da área".

Na Indicação nº 50/2024 sugere ao prefeito Edvan Brandão de Farias que, de forma penhorada e dileta, envide todos os esforços no sentido de que seja realizada a reforma e revitalização do nosso primeiro Mercado Público Municipal, conhecido como Mercado Velho, localizado no centro da cidade, no Conjunto Presidente Eurico Gaspar Dutra, incluindo pintura e jardinagem, para transformá-lo em um novo Centro Comercial, inclusivo com a adoção do viés gastronômico, cultural e artesanal, com a inserção de espaços para a inclusão dessa linha de estímulo à economia e ao turismo.
Pede a Secretraria da Casa que, após cumprido o devido rito regimental, o encaminhamento de cópia da Indicação ao deputado estadual José Roberto Costa Santos, prefeito eleito de Bacabal, para que a referida matéria seja tratada nos ditames da lei e da discricionariedade da administração pública municipal, dentro do protocolo da transição de governo.

Explica 'Do Peixe' que "essa indicação faz-se necessária, uma vez que o nosso primeiro Mercado Municipal é um dos pontos de referência de nossa cidade e encontra-se em péssimo estado de conservação. Este estabelecimento representa parte da história de nosso município, bem como referência aos novos empreendimentos comerciais. Para a preservação do Mercado Municipal é necessário urgentemente à reforma e pintura do local, pois se encontra com problemas de infraestrutura e péssimo aspecto, sendo que essas obras dariam aspecto melhor e moderno ao local, e jardinagem, a fim de explorar a área externa do Mercado.

A proposta abrange a substituição da pavimentação, mobiliário urbano, iluminação e a criação de uma área específica para que artesãos possam expor e comercializar seus produtos. O trecho indicado para as melhorias se estende a todo o Conjunto Eurico Gaspar Dutra, na área do Mercado Central.

A justificativa para a revitalização destaca que, a área externa, que é amplamente utilizada pela população, ainda necessita de melhorias para se tornar um espaço mais atrativo e funcional para os moradores e visitantes. A proposta visa não apenas melhorar a estética e a funcionalidade do local, mas também criar novos espaços de convivência e lazer. Além disso, a criação de áreas específicas para a gastronomia, apresentações culturais e para artesãos, com infraestrutura adequada e boa iluminação, promete impulsionar as vendas de produtos gastronômicos, artesanais e culturais, e, atrair turistas para a região".

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem