A iniciativa foi do vereador Venâncio do Peixe
Da assessoria com imagens de arquivo - O Projeto de Lei nº 1635/2024, de autoria do vereador Venâncio da Silva Costa, o Venâncio do Peixe (PP), votado e aprovado na última sessão ordinária realizada pela Câmara Municipal de Bacabal quarta-feira, dia 18 de dezembro, considera de Utilidade Pública o Grupo Identidade LGBTQIA+ do município de Bacabal.
A aprovação se deu de forma unânime e sem discussões, com a presença de representantes do Grupo na galeria da Casa.
Sobre o Grupo
O Grupo Identidade LGBTQIA+ atua deste de 21 de setembro 2009 na luta por direitos humanos e cidadania da comunidade LGBTQIA+ ao longo do tempo vem ganhando cada vez mais visibilidade e importância. Em Bacabal, no Maranhão, O grupo identidade LGBT tem se destacado na busca por políticas públicas que garantam a igualdade e o respeito aos direitos dessa população.
Juntamente com os seus membros o grupo, tem se empenhado em promover a conscientização social em combate à discriminação e violência contra a comunidade LGBTQI+. tendo participado de debates, mobilizações e manifestações em todas as áreas possíveis, na busca de políticas públicas que garantam a igualdade de direitos, o respeito à identidade de gênero e orientação sexual, e a promoção da cidadania plena para todos.
É fundamental que a sociedade e os governantes se mobilizem para garantir que os direitos e a dignidade das pessoas LGBT sejam respeitados e protegidos. É preciso promover a inclusão, o respeito à diversidade e a igualdade de oportunidades para todos, independentemente de sua orientação sexual ou identidade de gênero.
Historicamente o grupo identidade LGBT de Bacabal é um exemplo de coragem e determinação na luta por direitos, Sua atuação é inspiradora e demonstra que a união e a mobilização da comunidade LGBTQIA+ são fundamentais para transformar a realidade e conquistar a igualdade e o respeito que todos merecem.
Portanto, é urgente que as autoridades governamentais e a sociedade em geral se conscientizem da importância de promover políticas públicas que garantam a inclusão, a igualdade e a cidadania da comunidade LGBT. Somente assim poderemos construir uma sociedade mais justa, igualitária e respeitosa para todos.
Esses foram os argumentos arguídos pelo vereador Venâncio do Peixe para justificar o seu projeto.