Da assessoria, foto Cléber Lima - O vereador Venâncio da Silva Costa, Venâncio do Peixe (PP), teve aprovado, na sessão ordinária realizada ontem, quarta-feira, dia 24 de novembro de 2023, o Projeto de Lei nº 1631/2024, de 04 de novembro de 2024, que Institui a Semana e o Dia Municipal na cidade de Bacabal. A proposição foi aprovada unanimimente e vai para a sanção do prefeito Edvan Brandão (PSB).
O Artigo 1° do Projeto diz que "fica instituída, através da presente lei, no Município de Bacabal a Semana Municipal do Livro, assim como o Dia Municipal do Livro, a ser realizada preferencialmente na semana do dia 29 de outubro, data comemorativa do Dia Nacional do Livro, data em que, também se comemorará o Dia Municipal do Livro".
O Artigo 2° determina que "a Semana Municipal do Livro de que trata o artigo anterior, será promovida e organizada pela Secretaria Municipal de Educação, com colaboração da Secretaria Municipal de Cultural, prestigiando e promovendo as obras literárias de autores e escritores locais".
O Artigo 3° reza que "as ações a serem realizadas durante a Semana do Livro incluirão:
I – A realização da Feira do Livro, que será realizada em espaços de livre acesso ao público, sem a cobrança de ingressos;
II – Concursos literários de contos, romance, teatro e poesia para os estudantes da rede de ensino público municipal, estadual e privado, com premiação para estimular a produção literária, podendo para tanto firmar convênios com entidades interessadas;
III – estímulo à realização de visitas junto à rede de ensino municipal, a Biblioteca Municipal Dr. Silva Neto e, a Biblioteca Estadual Farol do Saber;
IV – estímulo à realização de palestras e debates com escritores e poetas na Biblioteca Municipal Dr. Silva Neto;
V – elaboração de cursos e oficinas de criação literária na Biblioteca Municipal Dr. Silva Neto;
VI – realização de festivais, concursos, exposição de textos e poesias na rede municipal de ensino e na Biblioteca Municipal Dr. Silva Neto;
VII – implementar ações de incentivo à leitura e acesso a literatura;
VIII – promover campanhas de conscientização com os pais dos alunos, para que estes estimulem nos filhos o hábito da leitura".
O PORQUE
Venâncio do Peixe justificou sua ideia explicando que "o livro é uma das maiores invenções que o homem tem acesso. Por meio dos livros são transmitidos conhecimentos, culturas de diversos povos e, a história do homem não só é preservada como também transmitida de geração para geração.
A importância do livro é indiscutível sendo este um meio de comunicação importante no processo de transformação, uma vez que, ao praticar a sua leitura evoluímos e desenvolvemos nossas habilidades de raciocínio, estimulando a capacidade de interpretação e, sobretudo nos enriquecemos de conhecimentos que é o maior tesouro da vida.
Bons livros transmitem conhecimento ou saberes. O conhecimento humano deve muito aos livros que permitiram que uma geração mostrasse a geração futura o que ela aprendeu, seus testes, pesquisas e resultados bem sucedidos de trabalhos feitos por homens de sua época.
Quando lemos bons livros estamos nós interagindo e abstraindo o conhecimento de outras pessoas sobre os mais diversos assuntos. Os livros ajudam a desenvolver também o nosso senso crítico, isto é, a capacidade de ler e interpretar cenários a nossa volta e ao mesmo tempo nos posicionar de maneira efetiva e contundente quer a favor, quer contra, ou ainda com uma postura neutra.
Quando criticamos algo precisamos fazer baseado em parâmetros concretos e precisamos demonstrar não só o conhecimento de causa, mas capacidade de discernir entre o simples e o complexo, o trivial e o inovador, e assim por diante. A importância de lermos bons livros é que eles transmitem cultura, pois pessoas que leem pouco tende a ter pouca cultura. Por cultura entenda: estilos de vida, arte, modos de pensar e relacionar-se dentro de uma sociedade ou com outros povos.
Através da leitura podemos conhecer detalhes surpreendentes do mundo ao nosso redor. Outra grande contribuição que o livro pode dar a uma pessoa é ajudá-lo a desenvolver a escrita ou a redação. Pessoas que leem pouco tendem a escrever mal. Quando escrevemos nós estamos reproduzindo de uma maneira direta ou indireta aquilo que sabemos, como sabemos, e que argumentos usaremos para apresentar este conhecimento.
O hábito da leitura de livros poderá nos ajudar a desenvolver nossos argumentos, palavras, uso do idioma, entre outros recursos tão importantes para o desenvolvimento de uma redação aceitável. O contato com os livros de forma frequente, nos ajuda a criar familiaridades com o mundo da escrita, facilitando a alfabetização e ajudando no desenvolvimento escolar, já que o principal suporte dentro desse ambiente é o livro didático.
Por fim concluo que a leitura também é prazerosa especialmente quando escolhemos bons livros para ler e nos identificamos com estes, ter contato com obras de diferentes estilos e autores é fundamental, pois, nos remete a um mundo até então desconhecido de divertimento, imaginação e conhecimento de outras culturas, por isso que, é importante não deixar essa hegemonia se extinguir com o mundo informatizado dos tempos de hoje.
Portanto, apresento este importante projeto, visando valorizar este principal instrumento de aprendizagem que é o livro e manter assim viva essa chama do conhecimento literário, criando em Bacabal a Semana e o Dia Municipal do Livro, onde, oportunizaremos atividades, realizando feiras, envolvendo exposições, visitas em bibliotecas, concursos literários, palestras e debates, festivais, entre outros, prestigiando e promovendo as obras literárias de autores e escritores locais".