Ribamar Corrêa, repórter tempo - deputado estadual Roberto Costa (MDB) tomou uma decisão politicamente forte: mesmo estando na liderança isolada na corrida à Prefeitura de Bacabal, segundo pesquisas, ele vai fazer uma campanha intensa, pedindo votos na cidade e no interior como se fosse marinheiro de primeira viagem. Nada de se deixar embriagar pelo favoritismo, ao contrário, sua disposição é consolidar e, se possível, ampliar a margem de intenções de voto, que já chega a mais de seis dígitos. O emedebista avisa que vai se movimentar no sentido demonstrar que tem, de fato, um compromisso com a população de Bacabal e que espera que os bacabalenses percebam isso com clareza durante a campanha.
Roberto Costa não é neófito em guerras eleitorais, suas eleições sempre foram buscadas quase no corpo-a-corpo, olhando nos olhos dos seus eleitores. Sempre enfrentou adversários difíceis, duros, e por isso tem uma noção exata do que é brigar por uma cadeira na Assembleia Legislativa, por uma Prefeitura como a de São Luís – foi candidato a vice-prefeito da Capital duas décadas atrás – e, principalmente, para chegar ao comando político e administrativo de Bacabal, um município que é polo regional e que, por isso, concentra forças políticas de peso. Não é sem razão que Bacabal tem hoje três deputados estaduais, o próprio Roberto Costa, Florêncio Neto (PSB) e Davi Brandão (PSB). Sua experiência na disputa de 2016 contra o experiente e implacável Zé Vieira (PR) lhe deu as lições que precisava para construir o projeto político e eleitoral consistente, que pode leva-lo agora ao comando municipal.
Diferentemente de outros políticos da sua geração, Roberto Costa é militante integral, dedicando todo o seu tempo a costurar acordos político-partidários, desarmar crises e atuar para o fortalecimento do seu partido, o MDB. Tanto que ele é referência como articulador na Assembleia Legislativa, atuando como aliado forte da presidente Iracema Vale (PSB), como fez nas gestões dos presidentes Humberto Coutinho (PDT) e Othelino Neto (PCdoB). Na sua intensa ação política, ele tem sido um importante aliado do prefeito de Bacabal, Edvan Brandão, atuando para resolver problemas e buscar recursos para o município.
Inspirado no padrão de atuação do ex-senador João Alberto (MDB), com quem aprendeu que política não tem meio termo e que parte do sucesso de um político está na intensidade com que atua e no respeito ao compromisso que assume, o deputado Roberto Costa vem colocando seu aprendizado em Bacabal, onde se tornou conhecido pelo cumprimento dos compromissos e dos acordos que firma. E no que diz respeito à corrida pelo voto, não esquece do que aprendeu como militante no Movimento Estudantil. Essa experiência explica o fato de estar no exercício do quarto mandato de deputado estadual e, nesse momento, como candidato favorito à Prefeitura de Bacabal.
Adepto da lógica segundo a qual eleição só se ganha ou se perde após a contagem dos votos, o deputado Roberto Costa encara a corrida à Prefeitura de Bacabal por esse viés. É claro que as pesquisas que o apontam com larga vantagem o animam e lhe dão gás para seguir em frente, mas sem direito a descanso nem à fanfarra do “já ganhou”. Ele sabe que, mesmo com a vantagem que as pesquisas lhe dão, não há espaço hesitação nem para erros. Daí a sua preocupação com uma campanha bem planejada, como deverá ser sua gestão se eleito for.
É movido por esses princípios e por essas regras próprias que o emedebista está decidido a fazer uma campanha plena, propositiva e percorrendo todo o território bacabalense.