Bacabal recebe mutirão de cirurgias gerais do programa Cirurgias - Aqui A Fila Anda

Secom, com edição - O município de Bacabal, localizado na mesorregião do Centro Maranhense, recebeu neste domingo (14), o mutirão de cirurgias do programa Cirurgias – Aqui, a Fila Anda, ação executada pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Os procedimentos foram concentrados no Hospital Municipal Maria do Socorro Brandão, no Centro de Bacabal, beneficiando cerca de 50 pacientes.


Os atendimentos em Bacabal foram realizados na sexta-feira (12), no sábado (13) e finalizados neste domingo. Foram ofertadas à população da cidade, cirurgias proctológicas, como cisto pilonidal, hemorroidectomia, fístulas anais, além de cirurgias gerais, como histerectomia, colecistectomía, salpingectomía, hernia inguinal e hernia umbilical.

A ação teve como público prioritário populações em situação de vulnerabilidade social e econômica, como explica Yvana Carvalhal, cirurgiã proctologista que atuou no mutirão. “Isso dá acesso à população menos favorecida, a cirurgias de alto custo. São procedimentos favorecendo toda uma população do estado”, detalha.


O mutirão do programa Cirurgias - Aqui A Fila Anda beneficiou pessoas como a trancista Esther da Silva Santos, de 21 anos, que passou por uma ligadura tubária, também conhecida como laqueadura.

“Eu fiquei sabendo da campanha em grupos de WhatsApp daqui de Bacabal. Eu já estava indo atrás desse tipo de cirurgia quando surgiu essa oportunidade e eu aproveitei”, relata.

Para o cirurgião-geral Átila Atta, que participou dos procedimentos operatórios, o mutirão do programa Cirurgias – Aqui, a Fila Anda é uma forma rápida e eficiente de levar mais saúde e bem-estar à população.

“Nós avaliamos esse programa de forma muito positiva, pois o objetivo é realizar essas cirurgias o mais rápido possível, para proporcionar qualidade de vida aos pacientes. O Governo do Estado está de parabéns com a realização desse programa, vamos conseguir reduzir bastante a fila desses casos para poder resolver a vida dos pacientes”, comemora o médico.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem