Da assessoria - O vereador Venâncio da Silva Costa, Venâncio do Peixe (PDT), teve aprovada na última sessão ordinária da câmara de Bacabal, realizada quarta-feira, dia 04 de outubro, Requerimento nº 224/2023, no qual solicita ao prefeito Edvan Brandão (PDT), que o mesmo autorize ao Departamento de Iluminação Pública a imediata Instalação de novas lâmpadas na Avenida dos Tucanos, perímetro compreendido entre a BR-316 (Vulcanizadora União) ao Bairro Novo Bacabal.
No mesmo encontro foi aprovado o Requerimento nº 223/2023, que solicita a Instalação de novas lâmpadas na Rua João Vieira, no perímetro compreendido entre a BR-316 (Mix Mateus) e a Rua São Raimundo/Rua do Arame (Avenida do Sopão), bairro da Areia.
O parlamentar pedetista justifica suas duas proposições mostrando que "iluminação pública é um dever dos municípios, que investem o dinheiro que é cobrado dos moradores na taxa de energia elétrica. A opinião é unânime: iluminação eficiente traz a sensação de segurança. Uma rua bem iluminada já coíbe a ação de ladrão, de qualquer pessoa que esteja mal intencionada. Os benefícios da iluminação são ainda maiores. Além da segurança contra violência, tem a segurança no andar, no caminhar, se enxerga melhor".
Mostrando, também, que "quando a rua é mal iluminada e as lâmpadas não dão conta de garantir a claridade a iluminação pública é um problema. Quando chega à noite, as lâmpadas funcionam uma hora, depois apagam. A iluminação pública é assunto da prefeitura. O município tem o dever de iluminar as ruas, praças e outros bens públicos. A prefeitura também deve fazer a manutenção, a renovação e a expansão do sistema.
Mostrando, ainda, que "a Avenida dos Tucanos e a Rua João Vieira foram recentemente pavimentada com asfalto pelo Poder Executivo e, agora merece receber mais esse benefício".
Zona Rural
No Requerimento nº 232/2023, também aprovado no mesmo encontro, Venâncio do Peixe solicita a Edvan Brandão a reforma, com a troca da caixa d’água, da lavanderia pública, do povoado Encruzilhada da Taboca.
Pede a mesa da Casa o encaminhamento de cópia da proposição ao Advogado Emílio do Rêgo Carvalho, assessor jurídico do Município, e ao administrador de empresas Almir Carvalho Rosa Júnior, Diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Bacabal (SAAE - Ba), para que a referida matéria seja tratada nos ditames da lei e da discricionariedade da administração pública municipal.
Explica, em sua justificativa, que "mediante as Péssimas condições que a mesma se encontra, e levando em consideração as reivindicações dos moradores daquela localidade, o requerimento ora apresentado tem por finalidade proporcionar a conservação daquele espaço público, bem como oferecer uma estrutura adequada para as Pessoas que fazem uso da lavanderia".
Explica, também, que "a lavanderia comunitária do povoado Encruzilhada da Taboca existe há muitos anos, e é local que aonde as mulheres da comunidade trabalham. Então a solicitação feita pelos moradores mostra a importância do lugar e como a reforma e manutenção do prédio, além da troca da caixa d’água, é necessária para manter a estrutura".
Conclui mostrando que a lavanderia, além de ser um marco para a comunidade, a revitalização da lavanderia trará novas oportunidades, principalmente na ampliação do espaço de uso.