Sérgio Mathias, Blog Informa Maranhão - O trabalho informal, aquele sem nenhum vínculo empregatício através da Carteira de Trabalho e Previdência Social, é algumas vezes a única fonte de renda para o sustento próprio e de muitas famílias, em todos os municípios brasileiros.
Como não possui registro, o trabalhador e a trabalhadora em situação de informalidade não contribuem com a Previdência Social, por exemplo, e estima-se em cerca de 40 milhões as pessoas que atuam na informalidade em nosso país. Em Bacabal, se há esse levantamento, o Informa Maranhão não teve acesso, mas todos nós conhecemos alguém nessa situação, como é o caso de Gilvandessa Vieira Mota de Sousa, moradora da Vila da Paz, que ajuda a manter a esposa, um filho e três enteados com a venda de salgados. E, como as encomendas quase nunca são suficientes para cobrir as despesas, Gil do Salgado, como é conhecida, busca na venda ambulante a forma de aumentar sua renda.
Para isso necessita de meio de transporte prático e econômico, mas a aquisição é fora do seu orçamento. Porém, na semana passada ela ganhou a tão sonhada bicicleta projetada para transportar cargas, popularmente chamada de cargueira, que, diferente das convencionais, possuí características específicas para possibilitar o transporte eficiente.
O presente dado à Gil do Salgado veio das mãos do advogado bacabalense Emílio Carvalho, assessor jurídico do município, que a recebeu em sua residência, onde os dois aproveitaram para se conhecer e conversar.
O vereador Alberto Sobrinho foi quem intermediou o encontro. "A Gil é minha amiga e uma grande guerreira. Sabedor da necessidade dela, não pensei duas vezes em ajudá-la e logo veio na minha cabeça o nome desse amigo que é mais que um irmão. Dr. Emílio é alguém que eu tenho certeza que o povo de Bacabal pode contar e confiar", disse visivelmente emocionado.
Já Emílio falou da satisfação em estender a mão a quem tanto batalha para proporcionar uma qualidade de vida melhor para a família. "Foi um prazer imenso conhecer a Gil, que me contou sobre sua luta no dia a dia, debaixo do sol ou da chuva, indo de porta em porta, nos bares, e onde dá para ir. Fico feliz em facilitar esse trabalho dando à ela uma bicicleta nova, apropriada e segura", disse.
Gil do Salgado também não escondeu sua alegria e agradeceu a Emílio Carvalho e Alberto Sobrinho. "Pessoas maravilhosas que Deus colocou em meu caminho. Que eles possam ajudar mais pessoas simples como eu. Ainda existe gente de bom coração", completou, antes de montar no seu novo meio de transporte e se preparar em casa para mais um dia de trabalho.