A Central de Cumprimento de Mandados da Comarca de Bacabal, que dará cumprimento às ordens judiciais e expedientes emitidos pelas unidades judiciais. Foto/divulgação: -
Asscom CGJ - A Diretoria do Fórum de Bacabal instalou nesta quarta-feira, 14, a Central de Cumprimento de Mandados da Comarca de Bacabal, que dará cumprimento às ordens judiciais e expedientes emitidos pelas unidades judiciais. A solenidade de inauguração do espaço foi presidida pela juíza Vanessa Ferreira Pereira Lopes, diretora do Fórum.
A Central de Mandados foi instituída pela CGJ por meio do Provimento nº 18/2023, com a expectativa de racionalizar e agilizar o cumprimento das ordens judiciais e mandados, para mais de 150 mil habitantes distribuídos em quatro municípios que compõem a Comarca de Bacabal (Bacabal, Bom Lugar, Lago Verde e Conceição de Lago Açu).
Compete à Central de Mandados distribuir expedientes; monitorar o cumprimento dos mandados; dirigir os serviços dos oficiais de Justiça; comunicar ao Juiz Coordenador irregularidades no desempenho dos serviços; verificar o cumprimento dos expedientes conforme determinado, e sua certificação antes de devolvê-los às secretarias de origem; determinar e organizar o rodízio quadrimestral de oficiais de justiça lotados no setor, dentre outras funções.
Durante a solenidade, a juíza Vanessa Lopes ressaltou que os 11 oficiais de Justiça da comarca passam a trabalhar por distritos, observada a demanda de cada região. “Desse modo, o Judiciário ganha em eficiência e rapidez no andamento das ações”, pontuou.
Participaram da solenidade de instalação da Central de Mandados, juízes, juízas, servidores e servidoras da Comarca de Bacabal, e profissionais da imprensa local.