TSE lança robô 'tira-dúvidas' para conter notícias falsas veiculadas no Whatsapp

Nova versão do assistente virtual vai permitir que os eleitores interajam com o Tribunal Superior Eleitoral para receber serviços e informações relevantes sobre o processo eleitoral
[Whatsapp] A 'tiia do zap' vai precisar tomar cuidado antes de despachar 'fakes news'Credit...Pixabay
JORNAL DO BRASIL - Este ano ficou ainda mais fácil e rápido para as eleitoras e os eleitores que querem esclarecer dúvidas sobre as Eleições Gerais de 2022 em tempo real. É que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) trouxe algumas novidades para o chatbot – assistente virtual – criado em parceria com o WhatsApp dois anos atrás, para promover o acesso a informações relevantes sobre o processo eleitoral.

A principal inovação na ferramenta lançada nesta segunda-feira (4) é que a nova versão do “Tira-Dúvidas do TSE”, como é conhecido o robô virtual, permitirá mais interação com o Tribunal por meio do canal. O objetivo é aumentar o número de usuários cadastrados para receber checagens sobre notícias falsas, bem como oferecer informações sobre serviços da justiça eleitoral e aprimorar a navegabilidade para os usuários.

Com as novas funcionalidades, o assistente virtual, além de ser um aliado fundamental no combate da desinformação, passa a ser uma ferramenta de aproximação entre a Justiça Eleitoral e os cidadãos brasileiros.

De acordo com o presidente do TSE, ministro Edson Fachin, esta é a segunda eleição em que o Tribunal estabelece acordo de cooperação com a plataforma para reforçar o combate a conteúdos falsos, principalmente com o objetivo de garantir a legitimidade e a integridade das Eleições Gerais de 2022, no próximo mês de outubro.

“Além de ser um importante avanço no enfrentamento da desinformação, a parceria com o WhatsApp facilitará o acesso aos serviços da Justiça Eleitoral. Este ano, uma das novidades é que o chatbot deverá enviar mensagens proativas aos eleitores para que aprendam a lidar com as notícias falsas disseminadas durante o processo eleitoral”, ressalta Fachin.

Menu
O chatbot conta com um menu de dezesseis tópicos até o momento, com assuntos de interesse do eleitor que vão desde informações sobre como tirar ou regularizar o título, as principais datas do calendário eleitoral de 2022 até como verificar o local de votação. Respostas às perguntas mais recebidas pela Justiça Eleitoral também integram as funcionalidades disponibilizadas no bot. Com a proximidade da data das eleições, novos assuntos e funcionalidades serão incorporados ao menu do “Tira-Dúvidas”.

O assistente virtual também oferece um serviço voltado exclusivamente ao esclarecimento de notícias falsas envolvendo o processo eleitoral brasileiro: o “Fato ou Boato?”. Ao selecionar o tópico, o usuário pode acessar alguns conteúdos desmentidos por agências de checagem de fatos como AFP, Agência Lupa, Aos Fatos, Boatos.org, Comprova, E-Farsas, Estadão Verifica, Fato ou Fake e UOL Confere. A partir do chatbot, também é possível encaminhar facilmente esses conteúdos checados para amigos e familiares.

Aliás, logo após se cadastrar, a eleitora ou o eleitor poderá optar por receber com agilidade, direto no telefone, mensagens sobre desinformação que prejudique as eleições. Assim, só passa para frente fake news quem não conhece o bot do TSE.

Segundo Dario Durigan, diretor de Políticas Públicas para o WhatsApp no Brasil, o assistente virtual do TSE no aplicativo democratiza o acesso a informações confiáveis para as Eleições 2022.

“O lançamento do chatbot oficial do TSE no WhatsApp, um canal de comunicação simples e seguro, aproxima as pessoas da autoridade eleitoral brasileira. É mais uma contribuição para que as eleitoras e os eleitores tenham acesso fácil à informação de qualidade e, assim, reforçar o combate à desinformação. Esse lançamento reforça o compromisso do WhatsApp com a democracia e com a integridade dos processos eleitorais no país”, aponta o executivo.

Como fazer
Para conversar com o assistente virtual, acesse a câmera do seu celular e aponte para o código QR na imagem acima, ou adicione o telefone +55 61 9637-1078 à sua lista de contatos do WhatsApp. Isso também pode ser feito por meio do link: wa.me/556196371078. Aí é só mandar uma mensagem para o assistente virtual e começar o diálogo.

Conheça o bot do TSE no WhatsApp e compartilhe a novidade com seus familiares e amigos. Após salvar o número na sua agenda, é só selecionar o nome da pessoa para quem deseja enviar o telefone do assistente digital do TSE.

Sobre o chatbot
A criação do assistente virtual do TSE faz parte da parceria do WhatsApp com o Tribunal, estabelecida de forma inédita em 2020 e renovada para 2022. A ferramenta foi desenvolvida gratuitamente pela empresa Infobip, um dos principais provedores de serviços para negócios no aplicativo. O bot é resultado de um acordo de cooperação entre o órgão e a plataforma para reforçar o combate à desinformação durante o período eleitoral. (com Ascom/TSE)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem