Detran/RJ divulgou parceria que vai possibilitar e emissão da CNH por cartórios no Rio de Janeiro. O objetivo é reduzir a demanda reprimida em razão da pandemia.
Lourival Souza, engenheiro - O Departamento Estadual de Trânsito do Rio de Janeiro (Detran/RJ) assinou um convênio com a Associação de Registradores de Pessoas Naturais do Estado do Rio de Janeiro (Arpen-RJ)para que cartórios de registro civil do estado passem a emitir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
O objetivo, de acordo com o órgão, é ampliar o atendimento à população e reduzir a demanda reprimida em razão da pandemia.
Conforme informações divulgadas pelo Detran/RJ, o atendimento ao público começou na última quarta-feira (25/5) em 16 cartórios localizados em diversos pontos do estado, como os bairros do Catete, Botafogo, Ilha do Governador, Centro, Barra, São Cristóvão e Santa Cruz, na capital, além dos municípios de Petrópolis, Niterói, Nova Iguaçu, Maricá, Duque de Caxias e Nova Friburgo.
Serviços disponíveis
Em relação à CNH, os serviços disponíveis para o público são: primeira e segunda via do documento, renovação, alteração de dados e de categoria da carteira.
Ainda segundo o Detran/RJ, aqui a cerca de 20 dias, o serviço será ampliado. Nesse sentido, serão mais 33 cartórios fluminenses capacitados para a emissão da CNH.
O convênio entre Detran/RJ e Arpen-RJ é respaldado pela Corregedoria do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. Até o mês que vem, com a adesão dos 33 cartórios, a estimativa é que estejam sendo emitidas, pelos novos parceiros do Detran/RJ, cerca de 30 mil CNHs por mês.
Parceria
Nesta parceria entre o Detran/RJ e os cartórios do estado do Rio, o usuário não precisará realizar agendamento para a realização do atendimento, bastando chegar ao posto com os seguintes documentos: Carteira de Identidade original, CPF bem como comprovante de residência. O Duda (Documento Único de Arrecadação) deverá ser pago previamente no Bradesco.
Pelo serviço, os cartórios cobrarão uma taxa de conveniência de R$ 44,30. Fonte: portaldotransito.com.br
AÇÃO EDUCATIVA EM FAIXA DE PEDESTRE: SOS VIDA REALIZA 138ª AÇÃO
A SOS VIDA pela paz no trânsito com a colaboração de dois parceiros realizou dia 25.05.22 a 138ª ação educativa em faixa de pedestre. O local da ação foi numa faixa da Av. Jerônimo de Albuquerque, na Cohab, em São Luís. Como de costume, foram dadas orientações verbais aos pedestres e ciclistas; entregues panfletos aos condutores e exibidas faixas com o lema da campanha: A VIDA PASSA PELA FAIXA DE PEDESTRE.
Parceiros que colaboraram nessa ação: CEREST - Centro de Referência estadual em Saúde do Trabalhador e Filhas de Jó da Grande Loja Maçônica.
CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO (Lei nº 9.503/97)
Art. 193. Transitar com o veículo em calçadas, passeios, passarelas, ciclovias, ciclofaixas, ilhas, refúgios, ajardinamentos, canteiros centrais e divisores de pista de rolamento, acostamentos, marcas de canalização, gramados e jardins públicos:
Infração - gravíssima;
Penalidade - multa (três vezes).
FAÇA A SUA PARTE PELO TRÂNSITO SEGURO: SEJA OBEDIENTE ÀS LEIS DO TRÂNSITO.
Leia semanalmente a coluna SOS Vida na edição impressa dos sábado do Jornal O Imparcial
Facebook e Instagram: SOS VIDA PAZ NO TRANSITO
Twitter: @valorizacaovida
E-mail: valorizacaoaavida@gmail.com
Fone:(98)98114-3707(VIVO-Whatsapp)