Lourival Souza, engenheiro - A SOS VIDA pela paz no trânsito realizou dia 11.05.22 a 137ª ação educativa em faixa de pedestre.
O local da ação foi na faixa da Av. Vitorino Freire, em frente as escadarias do CEPRAMA, em São Luís.
Como de costume foram dadas orientações verbais aos pedestres e ciclistas; e exibidas faixas com o lema da campanha: a vida passa pela faixa de pedestre.
Parceiro que colaborou nesta ação: CEREST - Centro de Referência estadual em Saúde do Trabalhador.
MAIS DE 650 BRASILEIROS SÃO MULTADOS POR DIA PELO USO DO CELULAR NO TRÂNSITO
Mesmo sabendo dos riscos, o uso do celular no trânsito é uma das infrações mais flagradas no Brasil. Foram mais de 240 mil multas só em 2021.
Já está mais do que comprovado que o uso do celular no trânsito é uma das principais causas de distração ao volante. No entanto, saber disso não é o suficiente para impedir que os condutores o utilizem.
Dados divulgados pela Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet) mostram que essa é uma das infrações mais flagradas no Brasil. A grande campeã ainda é o excesso de velocidade, mas talvez pelo fato de ser mais fácil de ser verificada (através de equipamentos eletrônicos de fiscalização). Basta sair às ruas, porém, para constatar que o número de pessoas que usam o celular ao volante é muito mais frequente do que a fiscalização consegue registrar.
De acordo com os números, retirados do Registro Nacional de Infrações de Trânsito (Renainf) referentes ao ano de 2021, cerca de 675 brasileiros se arriscam todos os dias ao utilizar o aparelho enquanto dirigem, o que significa que, a cada hora, 28 condutores negligenciaram a atenção ao volante, reforçando uma das principais causas de sinistros de trânsito no Brasil. No total, foram registradas 246.438 infrações de trânsito por uso de celular no ano de 2021 no Brasil.
Ainda conforme o Renainf, entre os estados brasileiros que se destacam por acumularem os maiores números desse tipo de infração, São Paulo lidera concentrando mais de 22% dos registros nesse período, com 91.362 ocorrências. Em seguida vêm os estados de Minas Gerais e Goiás, com 30.843 e 16.971 infrações contabilizadas, respectivamente.
Pesquisas mapeadas pela Abramet indicam que o telefone celular é o responsável por quase 50% das atividades que resultam em Falha de Atenção ao Conduzir (FAC).
Além do perigo de provocar sinistros graves, inclusive gerando vítimas fatais, o uso do uso do celular no trânsito é uma infração de natureza gravíssima.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), aquele que for flagrado pelas autoridades de trânsito segurando ou manuseando o celular enquanto dirige, terá que desembolsar R$ 243,47 em multa, além de ganhar sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Para Antônio Meira Júnior, presidente da Abramet, essa atitude coloca em risco a própria integridade do condutor infrator. Além, é claro, de todos aqueles que compõem a dinâmica do trânsito.
“Os números refletem parte um problema que deve ser enfrentado por todos. Possivelmente o número de pessoas que utilizam o celular na direção é muito maior. E isso nos leva a reforçar a necessidade de maior conscientização e engajamento da sociedade. E nesse sentido, reduzir os sinistros e preservar vidas no trânsito”, afirma. Fonte: portaldotransito.com.br
CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO (Lei nº 9.503/97)
Art. 32. O condutor não poderá ultrapassar veículos em vias com duplo sentido de direção e pista única, nos trechos em curvas e em aclives sem visibilidade suficiente, nas passagens de nível, nas pontes e viadutos e nas travessias de pedestres, exceto quando houver sinalização permitindo a ultrapassagem.
MORTES NO TRÂNSITO NO MARANHÃO
A violência no trânsito retirou a vida de 1.371 pessoas no Maranhão no ano de 2021, o que equivale a mais de 114 pessoas todo mês (ou seja, equivale a morte de todos os passageiros de 02 ônibus e 01 micro-ônibus cheio de passageiros todo mês). Fonte: Secretaria Estadual de Saúde do Maranhão
FAÇA A SUA PARTE PELO TRÂNSITO SEGURO: SEJA OBEDIENTE ÀS LEIS DO TRÂNSITO.
Leia semanalmente a coluna SOS Vida na edição impressa dos sábado do Jornal O Imparcial
Facebook e Instagram: SOS VIDA PAZ NO TRANSITO
Twitter: @valorizacaovida
E-mail: valorizacaoaavida@gmail.com
Fone: (98)98114-3707(VIVO-Whatsapp)