Ascom/TJMA - O Tribunal de Justiça do Maranhão – por meio do Núcleo Estadual de Justiça Restaurativa (NEJUR), vinculado à Coordenadoria da Infância e Juventude – levou o projeto Caravana Restaurativa, na terça-feira (22), para a comarca de Bacabal, segunda comarca contemplada com a ação.
No evento, houve uma reunião de articulação com integrantes da rede, sob coordenação do juiz Jorge Sales Leite, juiz da Vara da Família de Bacabal e Coordenador do Núcleo Estadual de Justiça Restaurativa - NEJUR.
Estiveram presentes, a promotora Sandra Pontes, representante da APAC-Bacabal, Marcondes Oliveira, assistentes sociais, psicólogos, supervisores, orientadores sociais e conselheira tutelar da rede municipal.
No dia seguinte, a caravana foi recebida no auditório da OAB seccional Bacabal onde o NEJUR realizou uma palestra sobre justiça restaurativa aberta a comunidade.
O presidente da Coordenadoria da Infância e Juventude – CIJ, desembargador José de Ribamar Castro, deu as boas-vindas aos convidados através de vídeoconferência, expressando sua alegria no desenvolvimento da caravana e reafirmando o apoio da CIJ na realização das atividades.
Após a palestra, a caravana finalizou sua atividade na comarca com um círculo de diálogo onde foi vivenciada parte da metodologia aplicada em círculos de resolução de conflitos, estimulando os participantes a se aprofundarem na temática.
Nas palavras da conselheira tutelar do polo I de Bacabal, Valdeneide Silva, "eu gosto de sempre levar o outro para cima, levantar o astral dele. Então, eu vejo que a Justiça Restaurativa é isto. É dar ânimo para aqueles que estão completamente desestimulados, a Justiça Restaurativa chega pra dar esperança, restaurar, renovar".