O vereador Venâncio do Peixe (PDT), é o autor da Indicação nº 10/2022 e do Requerimento nº 73/2021, que sugerem ao deputado federal Cléber Verde (Republicanos), que encaminhe, de forma urgente, emenda parlamentar de sua autoria, ou viabilize junto aos órgãos federais afins recursos com o objeto de promover no âmbito do Município de Bacabal, via Sistema Único de Saúde (SUS), através das ações geridas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus), a realização de exames de tomografia e mamografia para os pacientes atendidos e em tratamento na Rede de Saúde Municipal, e, ao prefeito Edvan Brandão (PDT), que autorize o secretário municipal de saúde de Bacabal, James Soares dos Santos, a elaborar e enviar ao Gabinete de Cléber Verde; ou ao seu gabinete, custo, ou orçamento a ser levantado pela Pasta, no sentido de promover a instalação dos dois serviços.
A Indicação foi apreciada e o Requerimento foi aprovado, por unanimidade, durante a sessão ordinária de ontem, quarta-feira, dia 30 de março.
O Pedetista justificou sua ideia mostrando que a proposição faz necessária, tendo como termo que a Rede Municipal de Saúde não dispõe de tomógrafos, apenas de alguns mamógrafos, que não cobrem a grande demanda apresentada, e o que poder executivo municipal não tem condições para bancar esses gastos com verba própria.
Explicou que as emendas parlamentares são vistas por muitos como um instrumento positivo. Segundo os defensores, dar esse poder aos parlamentares significa alocar de forma mais eficiente os recursos do orçamento. Que os deputados e senadores conhecem muito melhor a realidade de seus estados, regiões e localidades do que o governo federal, que não consegue dar conta de dar atenção às múltiplas demandas de cada um dos muitos recantos do país, por isso, os projetos vindos de emendas parlamentares seriam mais bem direcionados, atendendo de forma eficiente aos principais anseios de cada localidade.
Lembrou que nossos munícipes, que precisam e necessitam fazer uso dos serviços questionados, vivem momentos de grande dificuldade, sendo obrigados, em nome de suas saúdes, a lançarem mãos dos poucos recursos que têm, ou, até mesmo a fazer empréstimos em mãos de agiotas, para, fora da rede municipal, e, muitas vezes até fora da cidade, em capitais como Teresina e São Luís, fazer e bancar o tratamento do qual precisam em razão da falta dos exames requeridos pelos médicos.
Frisou que colocou o deputado Federal Cléber Verde nessa conjuntura, em razão do mesmo vir se mostrando sensível aos problemas do Município, e, por já ter conversado previamente com ele sobre a demanda, de quem solicitou a verba necessária, bastando, para tanto que a Secretaria Municipal de Saúde encaminhe ao seu Gabinete a previsão orçamentária necessária.