Diego Emir, Blog do Diego Emir - O secretário de Indústria, Comércio e Energia do Maranhão, Simplício Araújo, tem trabalhado de forma sistemática para discutir uma possível retomada de atividades no estado, obviamente que a decisão passa pelo governador Flávio Dino. Mas o titular da SEINC vem propondo aos empresários um “pacto”, que visa a retomada de forma progressiva de atividades empresariais através de adoção de medidas sanitárias que garantam a higiene e segurança de todos.
Simplício Araújo explica que o “pacto” envolve patrões, empregados e consumidores. Afinal, nada voltará como antes. Os serviços vão ter que seguir com protocolos de higiene e atendimento para que não tenha risco de ocorrer um aumento da proliferação da doença no estado.
De acordo com Simplício existem orientações que vão ter de seguidas. A exemplo da construção civil, os trabalhadores terão que trabalhar com as máscaras N95, terá limite de trabalhadores no mesmo espaço, assim como a instalação de lavabos para a higiene permanente etc.
No setor de bares e restaurantes, os proprietários serão proibidos de oferecer o sistema de self-service, assim como vão ter que oferecer equipamentos de proteção para os funcionários, assim como garantir higiene periódica dos condicionadores de ar.
Tudo isso será um esforço para que as atividades econômicas seja retomadas, mas também garantam uma segurança para população maranhense.
Nesta segunda-feira (11), Simplício esteve reunido com donos de shoppings centers que foram unânimes ao anunciar que não pretendem retomar a atividade agora, uma vez que esses espaços causam aglomerações.
Simplício também teve reuniões com a Vale, Alumar, Eneva, Cimenteiras, Distribuidoras de Combustíveis, Suzano e Vli Logística, assim como o Porto do Itaqui.
Na terça-feira (12), está prevista uma reunião com donos de bares e restaurantes.