A Jovem Senadora Cibele Loiola, em Brasília (Foto: Divulgação)
Extraído do Blog do Minard - “A ausência do policarismo”. Com esse tema de redação, Cibele Loiola Coelho Dias, estudante do Colégio Militar Tiradentes Unidade III, escola da rede estadual, localizada na cidade de Bacabal, foi selecionada para representar o Maranhão no Programa Jovem Senador 2019. A estudante tomou posse como Jovem Senadora, nessa terça-feira (26), em Brasília.
Cibele concorreu com mais de 100 brasileiros, que escreveram sobre o tema “Cidadão que acompanha o orçamento público dá valor ao Brasil”. Na jornada em Brasília, os estudantes estão acompanhados dos professores orientadores e coordenadores estaduais. Pelo Maranhão, participam o professor Claudecy Alves dos Santos e a coordenadora estadual do Programa, Millena Kelly Costa da Silva.
O Programa Jovem Senador é realizado anualmente e proporciona aos estudantes do Ensino Médio das escolas públicas estaduais e do Distrito Federal, de até 19 anos, conhecimento acerca da estrutura e do funcionamento do Poder Legislativo do Brasil.
Durante toda a semana, os 27 estudantes senadores apresentarão e discutirão propostas, que serão votadas e encaminhadas para análise na Comissão de Direitos Humanos do Senado. Ao fim da jornada, nessa sexta-feira (29), os textos, se aprovados, serão transformados em projetos de Lei e passarão a tramitar normalmente no Congresso Nacional.
O Parlamento Jovem conta com a parceria do Ministério da Educação (MEC), do Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED) e o apoio das secretarias de Educação dos estados e Distrito Federal.