Assecom deputado Roberto Costa - Na tarde de ontem, 30, na Assembleia Legislativa aconteceu da audiência pública, realizada pela Frente Parlamentar em Defesa dos Diabéticos e Hipertensos, que teve como tema central debater a saúde da população maranhense.
Coordenada pelo deputado César Pires a audiência contou a participação dos deputados Roberto Costa Zito Rolim e Helena Duailibe, além de representantes da sociedade civil e instituições diversas.
Um dos principais pontos debatidos foi o fechamento do Centro de Medicina Especializada em Hipertensão e Diabetes (Cemesp) e a fragilidade das ações de prevenção das duas enfermidades nas redes municipais de saúde.Na oportunidade, o deputado Roberto Costa (MDB) destacou o Projeto de Lei 127/2018, proposição de sua autoria, que foi aprovado por unanimidade na Alema.
O PL trata sobre a prioridade no atendimento das pessoas portadoras de diabetes nos órgãos públicos, estabelecimentos comerciais e instituições financeiras.
Como o Projeto foi vetado, o deputado anunciou que recorrerá aos colegas parlamentares para garantir esse direito aos diabéticos e hipertensos.