6º Grupo de Escoteiros do Ar Kaluanã é declarado Entidade de Utilidade Pública pela câmara Municipal de Bacabal


Assecom câmara - O 6º Grupo de Escoteiros do Ar Kaluanã foi declarado como uma entidade de Utilidade Pública. É que a câmara municipal de Bacabal, na sessão de ontem, quarta-feira, 22 de maio, aprovou Projeto de Lei de autoria do seu presidente, vereador Manuel da Concórdia (Podemos), dando ao grupo está condição. O projeto foi aprovado por unanimidade.

A Declaração
A Declaração de Utilidade Pública propicia, entre outras vantagens, o acesso a verbas públicas, isenção de contribuição ao INSS (da parte patronal) e percepção de donativos. Além do prestígio e credibilidade, a posse desse título de utilidade pública confere a credencial de reconhecimento oficial dos relevantes serviços prestados pela entidade.
No âmbito federal a possibilidade de receber doações da União e de suas autarquias; possibilidade de, para fins de cobrança de imposto de renda, o doador (pessoa jurídica) deduzir da renda bruta, as contribuições feitas às entidades declaradas de utilidade pública; possibilidade de realizar sorteios, obedecida a legislação relativa a sorteios e prêmios e imunidade fiscal, além de isenção da contribuição do empregador para o custeio do sistema previdenciário.

O Grupo
O 6º Grupo Escoteiro do Ar Kaluanã – G.E.A.K é uma instituição de caráter socioeducativo-cultural, sem fins lucrativos, que atua de modo voluntário com crianças e jovens de 06 a 21 anos, em momentos cívicos e similares, sempre acompanhados de adultos chamados escotistas ou chefes, disseminando a saudável prática do escotismo, movimento fundado pelo tenente-general inglês Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, em 1907. Desde sua fundação, o movimento escoteiro tem se expandido a praticamente todos os países, alcançando cerca 40 milhões de adeptos no mundo.
Seguindo a linha humanitária da servilidade e da boa ação, o escotismo alcançou o Maranhão em 1910 e em Bacabal por volta de 1960. Em 2013 é fortalecido com a fundação de mais uma instituição escoteira, o 6º Grupo Escoteiro Kaluanã fundado em 23 de abril de 2013. Filiado à União Escoteira do Brasil (UEB), desde a sua fundação o 6 GEAK/MA consta com uma larga folha de serviços prestados voluntariamente à sociedade bacabalense e noutros locais, auxiliando em solenidades cívicas como desfile de 7 de setembro, aniversário da cidade; em atividades religiosas, como o tradicional Procissão do Fogaréu e Marcha Franciscana; em projetos e gincanas; na sua própria campanha denominada “Natal sem Fome”, que arrecada alimentos, roupas, calçados, brinquedos e outros donativos para distribuir por ocasião do natal a pessoas carentes da cidade, além de atividades próprias da modalidade do Ar como acampamentos e encontros locais e regionais, a exemplo dos ELO – Escoteiros Locais em Operação, que ocorre de dois em dois anos, eventos de Aeromodelismo, no Aeroporto de Bacabal, além da formação educacional não formal oferecida a seus membros juvenis, conduzindo-os a praticarem o bem, a solidariedade e a serem bons cidadãos, pautados que são nos deveres para com Deus, para com o próximo e para consigo mesmo, contribuindo assim para a construção de uma sociedade melhor.
O 6º GEAK nunca dispôs de uma sede própria, o que dificulta um melhor desenvolvimento de seu valioso trabalho. Seus membros têm se reunido aos sábados das 15;00 às 17:30h na Creche Tia Ozanira, no Ramal, local onde se reúne desde sua fundação.
Sua atual diretoria tem à frente o Senhor Antônio Oliveira Brito (Júnior Brasil), que, junto a outros baluartes e nomes do escotismo local levam em frente esse nobre movimento.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem