Secretário de Saúde Dr. Lula inspeciona trabalho do Centro de Abastecimento Farmacêutico do município



Assecom Semus - Durante todo o dia de ontem, quinta-feira, 11 de abril, atendendo a determinação do prefeito Edvan Brandão de Farias (PSC), o secretário de saúde de Bacabal, Dr. Lula, promoveu visita de trabalho ao Centro de Abastecimento Farmacêutico (CAF), do município. O titular da Semus, inspecionou pessoalmente o recebimento e dispensa de medicamentos para todas as UBS's e Hospitais da cidade.
Dr. Lula destacou que nesse início de sua gestão a frente da pasta já foi possível reestruturar a entrega destas medicações, contemplando as unidades de saúde com remédios e insumos hospitalares, frisando ser essa uma preocupação do prefeito Edvan Brandão, que o trabalho de atenção à saúde como uma das suas prioridades.
Foram beneficiados com os medicamentos o Hospital Geral de Bacabal (HGB), o Hospital Materno Infantil de Bacabal (HMIB), o Centro de Saúde Dr. Coelho Dias, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) e todas as Unidades Básicas de Saúde do município (UBS's).

Programa
O município de Bacabal cumpre determinação do Ministério da Saúde que considera estratégicos todos os medicamentos utilizados para tratamento das doenças de perfil diversos e que tenham impacto socioeconômico. Esses medicamentos são gerenciados e disponibilizados aos usuários portadores de doenças que configuram problemas de saúde pública através de Programas Estratégicos, que seguem protocolos e normas específicas.
A Semus também dispõe de medicamentos e imunobiológicos contemplados neste Componente, que são adquiridos pelo Ministério da Saúde e abrangem os seguintes programas: DST/AIDS (Antiretrovirais); endemias focais (malária, leishmaniose, doença de chagas e outras doenças endêmicas); hanseníase; tuberculose; talidomida para lúpus eritematoso sistêmico, doença do enxerto x hospedeiro e mieloma múltiplo; doenças hematológicas e hemoderivados; influenza e os medicamentos e insumos para o controle do tabagismo.


Quanto à sua operacionalização pela Semus, através de seu Centro de Abastecimento Farmacêutico (CAF), dirigida pelo Dr. Antônio Pessoa, recebe, armazena e distribui os medicamentos estratégicos e imunobiológicos (soros e vacinas), a todas as unidades de saúde do município.

A Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF) é a unidade de assistência farmacêutica que serve para o armazenamento de medicamentos e correlatos, onde são realizadas atividades quanto à sua correta recepção, estocagem e distribuição.
A CAF exerce atividades operacionais e de planejamento, tais como: receber os produtos comprados acompanhados das notas fiscais e conferi-los, adotando as normas técnicas de recebimento de produtos farmacêuticos. O recebimento segue a rotina escrita descrita no manual da farmácia, realiza os lançamentos de entrada por meio de sistema informatizado ou manualmente e guardar os produtos em locais apropriados de acordo com as normas técnicas.
É papel da CAF também receber requisições das unidades assistenciais e da dispensação promovendo a separação, distribuição e registro de saída, realizar as atividades relacionadas à gestão de estoques, conservar os medicamentos em condições seguras, preservando a qualidade e permitindo o uso do sistema PEPS (primeiro a entrar, primeiro a sair, considerando o prazo de validade) para movimentação dos medicamentos e realizar levantamentos periódicos dos estoques e elaborar relatórios gerenciais.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem