Vereadores de Bacabal Venâncio do Peixe e Reginaldo do Posto discutem com o ministro meio ambiente Sarney Filho a preservação da bacia do Rio Mearim


O vereador Bacabalense Reginaldo do Posto (PRP) é o mais novo integrante do Comitê de Bacia do Rio Mearim (CBRM). Reginaldo passou integrar a entidade, na condição de representante da câmara municipal de Bacabal, em encontro que aconteceu ontem, 02 de fevereiro, na cidade de Pedreiras. Do comitê já faz parte do vereador Venâncio do Peixe (PDT), que é o vice-presidente da ONG.

Venâncio do Peixe e  Reginaldo do Posto, na reunião de ontem, discutiram com o ministro do meio ambiente, Sarney Filho, estratégias para fiscalizar e preservar a bacia do Rio Mearim“ mantendo vivos seus afluentes, igarapés e suas nascentes.




Do encontro também participou o senador bacabalense João Alberto Souza, na condição e observador.

Ao Comitê de Bacia e aos dos vereadores de Bacabal Sarney Filho anunciou uma operação de fiscalização na nascente do rio Mearim. “A situação do Rio Mearim ainda é preocupante. No entanto, determinei que a superintendência do Ibama proceda fiscalização nesta importante reserva hidrográfica do Estado”, disse o ministro.

Ele também destacou um projeto de incentivo à preservação de nascentes, com a destinação de recursos aos municípios para que invistam em plantios de árvores por donos de áreas onde existem nascentes ameaçadas ou degradadas. “Existem várias denúncias relativas à depredação destas margens e o poder público precisa coibir esta prática”, disse o ministro.

Programa


Na ocasião, Sarney filho também anunciou o lançamento em âmbito estadual, até o fim deste mês, na cidade maranhense de Timon, do programa do Ministério do Meio Ambiente (MMA) intitulado “Plantadores de Rios”, que protegerá e recuperará as nascentes e Áreas de Proteção Permanente (APP) de cursos d´água. “Também aproveitaremos a ocasião para anunciar a revitalização do rio Parnaíba”, frisou o ministro.

Os vereadores bacabalenses avaliaram o encontro com o ministro como extremamente positivo, frisando que também se empenharão no sentido de envolver a câmara municipal de Bacabal no anunciado processo.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem