Venâncio do Peixe e Reginaldo do Posto, na reunião de ontem, discutiram com o ministro do meio ambiente, Sarney Filho, estratégias para fiscalizar e preservar a bacia do Rio Mearim“ mantendo vivos seus afluentes, igarapés e suas nascentes.
Do encontro também participou o senador bacabalense João Alberto Souza, na condição e observador.
Ao Comitê de Bacia e aos dos vereadores de Bacabal Sarney Filho anunciou uma operação de fiscalização na nascente do rio Mearim. “A situação do Rio Mearim ainda é preocupante. No entanto, determinei que a superintendência do Ibama proceda fiscalização nesta importante reserva hidrográfica do Estado”, disse o ministro.
Ele também destacou um projeto de incentivo à preservação de nascentes, com a destinação de recursos aos municípios para que invistam em plantios de árvores por donos de áreas onde existem nascentes ameaçadas ou degradadas. “Existem várias denúncias relativas à depredação destas margens e o poder público precisa coibir esta prática”, disse o ministro.
Programa
Os vereadores bacabalenses avaliaram o encontro com o ministro como extremamente positivo, frisando que também se empenharão no sentido de envolver a câmara municipal de Bacabal no anunciado processo.