O parlamentar solicitou ainda a ampliação do Programa de Educação para o Trânsito para toda rede municipal de ensino e mão única na Avenida 1, na Cohab I.
O Vereador Rogério Santos (PPS) pediu, através de requerimento aprovado pela câmara, que o prefeito José Alberto Oliveira Veloso implante, de forma imediata, ciclovias na Avenida Francisco Dias de Sousa (Estrada da Bela Vista), no perímetro que compreende a BR-316 ao residencial Terra do Sol, e, na Rua Magalhães de Almeida, no perímetro compreendido entre a BR – 316 e a Rua Getúlio Vargas (Rua Grande).
Santos justifica que a construção de ciclovias em Bacabal, e em qualquer outra cidade brasileira, é uma iniciativa que representa um enorme passo em direção a uma cidade mais justa, mais inclusiva e mais democrática, que elas representam melhor aproveitamento do viário, com mais segurança e saúde para seus cidadãos, menos estresse, menos congestionamento e menos mortes no trânsito.
Justifica ainda que há um crescente movimento a favor da implantação de ciclovias em nossa cidade, que prega o direito de utilização segura das ruas em bicicletas, defende a continuidade do bom uso do espaço público, priorizando a circulação do veículo bicicleta.
Destaca que é importante ressaltar que estacionar o carro na rua não é direito garantido por lei, seja na esfera municipal, estadual ou federal. Além disso, necessidades individuais não podem sobrepujar a coletividade e o direito do cidadão que utiliza a bicicleta de circular com mais segurança, sem se sentir ameaçado por pessoas que pensam de forma diferente e se utilizam de outros veículos.
Frisa que o município de Bacabal ainda está estacionado no século passado em relação à mobilidade. Negar o desenvolvimento sustentável e o uso da bicicleta como alternativa de transporte aos cidadãos é manter um conceito ultrapassado e já abandonado nas cidades mais desenvolvidas do mundo, além de negar a quem utiliza esse meio de transporte seu direito inalienável de escolha. Isso sem falar que a bicicleta é o principal meio de transporte utilizado pelo povo bacabalense.
Mão única
Em requerimento Rogério Santos pede ao prefeito de Bacabal a imediata adoção do regime de mão única de trânsito de veículos na Avenida 1, Bairro Cohab I, no perímetro que margeia o Complexo Esportivo e de Lazer Governador José Reinaldo Carneiro Tavares, assim como, também seja proibido, na mesma área, a circulação de veículos pesados.
O vereador popular socialista considera que, por definição, o espaço público é aquele que é de uso comum e de posse coletiva, e que os espaços de circulação (ruas, vias, etc), são considerados livres, e portanto, sem restrições de acesso. Que o gerenciamento de uma cidade deve ser feito obedecendo a legislação do uso, ocupação e parcelamento do solo e gerenciando com rigor e em consonância com o Estatuto das Cidades (2001). No implemento á consideração, a rua é de livre acesso em mão única e sem bloqueios, ou qualquer artificio de restrição aos cidadãos que na mesma queiram transitar por direito democrático, respeitando-se sinalização visível e de fácil interpretação. Assim garantindo o direito de ir e vir.
Assevera que a mão única foi pedida pela população local e das adjacências, e deve ser viabilizada e implantada com a presença dos responsáveis de Transportes e da Mobilidade Urbana. Tornando tal implantação legítima e imune a qualquer revogação por minorias ou qualquer interesse pessoal ou individual sem fundamentos e de má fé, contra o ato de votação democrática legitimada. A Avenida 1, é um logradouro situado no bairro Cohab I, bairro este que apesar de apresentar um grande fluxo de veículos, é um bairro estritamente residencial. Mas hoje não sofre mais com o fluxo de muitos carros por hora adentrando no mesmo, apenas para atalhos decorridos para a rodovia BR-316, causando transtornos aos moradores e colocando em risco seus familiares em horário de saída das escolas e demais perigos como atropelamentos, poluição sonora, acidentes.
Trânsito nas escolas
O vereador Rogério Santos solicitou também, só que através de Indicação, que a Mesa Diretora da Casa encaminhe Indicação ao secretário de educação, professor Carlos Alberto Fernandes Gusmão, sugerindo a imediata ampliação do Programa de Educação para o Trânsito na Escola para todos os colégios que formam a rede pública do Município de Bacabal.
Para ele esse é um projeto que tem como objetivos fazer o aluno compreender a importância do Trânsito como parte integrante do cotidiano das pessoas em relação a sua necessidade de locomoção, comunicação e, sobretudo, convívio social no espaço público; desenvolver atividades diversificadas, contribuindo, dessa maneira, para melhorar a convivência e a valorização dos direitos humanos dentro e fora da escola, tendo como instrumento a Educação para o Trânsito; contribuir com o processo ensino-aprendizagem através de ações que estimulem a leitura, a expressão oral e a escrita em consonância com a realidade social, resgatando, dessa maneira, a autoestima dos alunos e a socialização em sala da aula; sensibilizar os educandos quanto à importância de agir com consciência e responsabilidade no ato de transitar tendo como respaldo a aquisição de valores, posturas e atitudes na conquista de um ambiente solidário e pacífico entre os indivíduos, uma vez que o trânsito não necessita somente de leis e normas, mas também de amor à vida, solidariedade, respeito e amor ao próximo. Por tudo isso deve ser estendido a todas as escolas da Rede Pública Municipal de Bacabal.
Da assessoria