O vereador Reginaldo do Posto (PPS) deu entrada em Indicação junto a Mesa Diretora da câmara Municipal de Bacabal solicitando o encaminhamento da proposição ao diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Bacabal (SAAE), Leonardo Sousa Lacerda, solicitando que o mesmo providencie, que forma urgente, a realização do serviço de manutenção e limpeza dos poços artesianos do Distrito de Brejinho, assim como a troca dos antigos canos de ferro galvanizado dos próprios poços e de cimento amianto da rede de distribuição de água do Distrito por canos de PVC.
O parlamentar popular socialista justifica a sua proposição afirmando que há muito tempo a manutenção não é feita e que o trabalho de limpeza de um poço artesiano consiste em recuperar as características operacionais e originais desses poços, quando ocorre o depósito de materiais sólidos no fundo, assoreamento de fraturas, filtros e turbidez na água bombeada. Na execução desse serviço deve ser feita uma análise detalhada do estado de conservação dos equipamentos instalados, se preciso, realizada a sua troca, o que permitirá que a recuperação inicial da vazão.
Reginaldo explica que perdas aparentes, perdas não-físicas, correspondem ao volume de água consumido, mas não contabilizado pela companhia de saneamento, decorrentes de erros de medição nos hidrômetros, fraudes, ligações clandestinas e falhas no cadastro comercial. Neste caso a água é efetivamente consumida, mas não é faturada.
Garante que a rede de cimento amianto, além da vida útil excedida, vazamentos e perdas de água, carregam em si, outra questão, que é a sua “possível” contaminação com o amianto, que é avaliado como um composto cancerígeno. Conforme a autarquia este dado não tem comprovação científica, porém, desperta na população esta preocupação, e por muitos anos existe a solicitação da substituição da mesma.
E conclui colocando que a troca é, porém, confirmadamente uma necessidade de saúde pública, o fato de que rede de água com pontos de ruptura facilita a contaminação da água, o que é ainda intensificado durante as manutenções da rede para eliminação dos vazamentos.
Da assessoria