Lacerda, em companhia do técnico Domingos Gomes, acompanhando a a construção da nova rede de distribuição do Parque Rui Barbosa. |
Para corrigir uma distorção que perdurou por mais de 16 anos, e prejudicou a todos os seus consumidores por todo esse período, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Bacabal (SAAE), firmou convênio com a Caixa Econômica Federal (CEF) que permite, a parti de agora, que todos os seus usuários possam usar os terminais eletrônicos sob a gestão da própria CEF, inclusive as casas lotéricas e caixas rápidos fora do município para quitar suas contas.
A revelação foi feita pelo diretor da autarquia, Leonardo Sousa Lacerda, quando o mesmo vistoriava as obras de construção de mais uma novidade do órgão: a construção do novo sistema de capitação e distribuição de água do Parque Rui Barbosa, previsto para ser entregue até o final desse mês.
Corrigir a distorção foi o termo usado por Lacerda ao fazer a revelação, explicando que o SAAE já teve postos de recebimento credenciados na rede bancária local. Mas esses postos foram desativados em gestões anteriores. O diretor explica ainda que, desde que assumiu a autarquia recebeu inúmeros apelos no sentido de que restabelecesse os postos na rede bancária.
"Todos reclamavam, principalmente aposentados e pensionistas que tinham que ir ao banco receber seus proventos e, depois vir a sede do SAAE, pagar suas contas de água", disse o diretor.
Novo sistema
O Parque Rui Barbosa, numa lista que envolvia ainda os nomes dos bairros Cohab e Vila São João, era visto pelos técnicos do SAAE como uma área de problemas endêmicos dentro do sistema de abastecimento do município. Suas cerca de 450 famílias viveram, desde a sua fundação há cerca de 30 anos, com a perene escassez de água. Em razão do sofrimento da comunidade as reclamações eram muitas e constantes.
A solução encontrada demandou para a perfuração de um novo poço e para a ampliação da rede de distribuição. O fato foi levado ao conhecimento do prefeito José Alberto Veloso e do deputado Federal Alberto Filho. O prefeito, com a anuência do deputado, autorizou a realização da obra.
O SAAE lançou mão de recursos próprios para perfurar com poço com capacidade de vazão de aproximadamente de 20 mil litros de água por hora e construir uma rede de distribuição com mais de 1 quilômetro de extensão, com canos de PVC de 85 milímetros de espessura, na peça principal, e 60 na peça auxiliar.
A gestão Leonardo Lacerda resolve assim os três principais problemas de abastecimento que o SAAE enfrentou e viveu nos últimos 30 anos. Para a Cohab foi construída uma rede adutora que, hoje transporta água de um poço construído no Parque Santa Clara. Na Vila São João um novo poço artesiano com capacidade para 30 mil litros de vazão por hora. No Parque Rui Barbosa um novo poço e uma nova rede de distribuição. Todas obras construídas com recursos próprios.
Demandas
A segunda quinzena de julho foi um período de turbulência, muito trabalho e superação de intempéries para as equipes do SAAE. Na Vila São João o poço artesiano da TV Bandeirantes queimou a bomba, que teve que ser substituída. Na Vila da Paz o sistema sofreu perda de vazão, e a bomba do poço, de 17 CVs, foi substituída por outra de 22.5 CVs de potência, o que ocasionou um pequeno período de turbidez da água, problema já resolvido. No bairro Cohabinha foi feita a substituição de 350 metros de canos de PVC, de 100 milímetros, da rede de distribuição.
Da assessoria