O Rio Mearim é um dos mais importantes do Estado banhando 33 cidades e proporcionando sobrevivência para milhares de pessoas. Mas não é preciso andar muito para observar que esta bacia hidrográfica agoniza e pede socorro.
Assoreamento, lixo nas margens, construções de muros e casas muito próximas das ribanceiras, esgotos sem o devido tratamento contaminando a água e colocando as famílias ribeirinhas em constante perigo, foram algumas das irregularidades encontradas por uma comitiva composta por representantes de órgãos estaduais, municipais e federais que realizou durante 5 dias uma expedição nas água do Rio Mearim.
O levantamento visa mapear e detectar o impacto ambiental que as ações do homem vêm causando a bacia hidrográfica do Nordeste. No caso do Rio Mearim foram constatadas degradações em todo o percurso analisado pela comitiva.
O Comitê de Bacias é composto por representantes da Uema, Codevasf, Prefeituras de Arari, Vitória do Mearim, , São Luis Gonzaga, Pedreiras e Bacabal, que ao final irá elaborar um documento a ser entregue as três esferas de governo: Município, Estado e União.
Assessoria de imprensa prefeitura municipal de Bacabal